segunda-feira, 29 de março de 2010

Venda de Sementes Hortícolas em Portugal, etc.

Quem desejar comprar sementes em Portugal, pode tentar através destes sites.
Quero salientar que os 2 primeiros são, segundo me disse o terceiro… os maiores fornecedores de sementes no mercado nacional. O terceiro vende sementes dos 2 primeiros sites.
Os 2 primeiros “não vendem” online como o terceiro, no entanto, se algum “freguês” o solicitar pelo endereço electrónico do site, julgo que será atendido nas suas pretensões?...
Outra nota: as sementes que vendem são nacionais e estrangeiras (eu tenho sementes dos 3 “artistas”, por isso sei).

1 - Alípio Dias & Irmão, Lda.
 http://www.alipiodias.pt/v2/index.htm
(carregar em Produtos, depois em Hortícolas, a seguir em Gama clássica e por fim no hortícola que se deseja para aparecer as várias espécies)


2 - Flora Lusitana
http://www.floralusitana.pt/

3 - Jardicentro
http://www.loja.jardicentro.pt/index.php?cPath=27&osCsid=2217adfc5f892c5d37ba0018cedb5263

OUTROS SITES
 Para “passar o tempo”…deixo mais estes a quem estiver interessado (vou passar a pedir comissão aos sites, tal é a propaganda no meu blog…):

A - Jardim da Celeste
 http://www.jardimdaceleste.com/

B - Planfor
http://www.planfor.fr/po_index.php?action=partner_id=X10&gclid=CNbm-bWMo6ACFYoU4wodgCD0aA

C - Agroportal
http://www.agroportal.pt/Empresas/agricultura/viveiros.htm


DEPÓSITOS DE ÁGUA
Como se gasta enormemente água no cultivo destes legumes, era conveniente que o jardineiro armazenasse a água da chuva, em depósitos, para mais tarde utilizar.
Primeiro poupa-se a água do poço no Verão, que costuma andar “pelas ruas da amargura” nesta época…
Segundo, também há quem queira poupar na factura da água da Companhia (eu não aconselho a rega com esta água nos legumes. É só “veneno”…).
Terceiro: a água da chuva é “a melhor coisinha” que se pode dar de beber aos hortícolas!
Eu sigo vários blogs estrangeiro, onde eles mostram imagens de bidões de mil litros (etc), com água da chuva armazenada até ao verão; depois utilizam-na na rega gota-a-gota, usando uma simples e baratíssima bomba de águas residuais.
Eu tenho utilizado, como recuperador de água da chuva, um velho tanque de lavar a roupa (que volta a ter utilidade) e uma vintena (+/-) de baldes ( de 5l, 10l, 15l, 20l, e 30 litros). Parece pouco mas é cá uma ajuda!
Este site vende bidões; não sei é os preços…
VENDA DE ESTUFAS EM PORTUGAL
Se alguém desejar adquirir uma estufa, para poder colher legumes todo o ano… deixo estes 2 sites de fabricantes de estufas.
Em 2008, só por curiosidade… pedi um orçamento no primeiro site de uma estufa**, com 6m de comprimento por 3m de largura (acho que eram 3.80m?...). Mandaram-me resposta por mail, com imagem da estufa, preço e serviços. Era o seguinte: 485€; mas este preço não incluía o Iva, transporte e montagem. Com a crise os preços devem ser mais “amigos”…
E - Estufas Minho     ** era como a da primeira imagem, mas com as medidas que referi.
http://www.estufasminho.pt/prodt_estufas.html#tunel

F - Estruturas Florpóvoa
http://www.estufaseuropa.pt/galeria.php#estufim

Estufins
http://www.estufaseuropa.pt/site_portugues/pedidos.htm

 SEMENTEIRA DO MÊS DE MARÇO EM PORTUGAL
O que se semeia em Março, em Portugal, segundo o almanaque Seringador.
Q.M. – Plantação de cebolo.
L.N. – Concluem-se as sementeiras de trigo da Primavera. Semeiam-se ferrãs e plantas forraginosas de raízes carnudas. Plantam-se batatas e principalmente as sementeiras de espargos e morangueiros.
Q.C. – Sementeira de melões, pepinos e abóboras; em terras quentes, semeia-se milho, linho, grão, bredos, alfaces, cenouras e todas as pevides azedas, nas terras quentes plantam-se figueiras.
L.C. - «Março virado de rabo é pior que o diabo».
Estou a utilizar o almanaque de 2009, mas a “coisa” é igual…só muda as Luas (que em 2009 foram por esta ordem: Q.C. – L.C. – Q.M. – L.N.)

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom dia gostaria que verificasse a hiperligação de jadsementes... trata-se de um site pornográfico... é que estava mesmo interessada em sementes com 99% de germinação e não me parece ser este o caso...

Grata