sábado, 27 de março de 2010

Batatas - Venda Online

Estamos em época de sementeira de batatas, e eu como sou um grande apreciador…de as comer, já que as semear é outra história… decidi fazer uma pequena busca on-line, com o intuito de descobrir “alguma novidade”. Pois bem, Eureka…descobri o Brasil…
Para o leitor que já conhece alguns tipos de batatas que estão nos sites que apresento, dirá que eu estou 500 anos atrasado na descoberta…e provavelmente estarei… ou está Portugal inteiro?...
Não sei se estas espécies, só “se dignam apresentar á mesa” em países desenvolvidos e sérios… porque isso é “coisa” que não somos, ou então somos nós que gostamos de ser masoquistas?...
Deixa cá ver se eu me explico em eslavo…: Andam os franceses, alemães, holandeses (etc) a saborear os bons legumes que a terra dá; e os portugueses satisfazem-se com a “zurrapa e restos” que nos vendem*?!? Por isso eles são mais felizes e inteligentes… e nós tristes e fastidiosos…
*Atenção que isto não é tudo brincadeira… Eu participei num fórum estrangeiro de legumes (prefiro não dizer o país), onde uma participante e residente nesse país, produtora de dezenas de espécies, “proclamava” que a “zurrapa” a vendia aos comerciantes portugueses e espanhóis (« os coitados» - dizia ela…).
Depois disto resta-me “proclamar” aos Céus: Coloquem toda a zurrapa, os comerciantes de batatas e se possível e/ou principalmente o XUsé XAcrotas, os políticos portugueses, alguns juízes, o procurador, etc, nas Berlengas ou Ilhas Selvagens; mandem-lhes umas enxadas para cultivarem a zurrapa, uns camelos para “adubar” a terra (e também serve de transporte, e alta cilindrada…), umas canas de pesca para “apanharem” lagostas (eles adoram…), e umas bananeiras para edificarem uma república…
Será que a censura XUXAlista deixa passar este “poema”?...
 (...)

Site alemão traduzido para português - é o mesmo do primeiro link. Carreguem nos 3 link`s em baixo onde diz: 
Sementes de Batata
Selecções de Batata
Batatas
Carregar onde diz SHIPPING (em cima, á direita, na barra de início) - Tabela sobre as taxas da encomenda - 18.90€ para um pedido mínimo de 40€
Outras sementes que vende (carregar onde diz HORTALIÇAS/BATATAS, e depois SEMENTES DE LEGUMES E ERVAS - no lado esquerdo em categorias).
Site no original - para quem souber alemão

Outro site, com 103 espécies de batatas (fiquei sem perceber se é alemão, austríaco ou helvético?... Têm 6 páginas sobre batatas.
Outras sementes do mesmo site (do lado esquerdo onde diz PLANTAS)

Outro site de batatas - este está no original; não consigo fazer a tradução.



Páginas "avulsas" (ver puré de batata azul na página 3)



Sem comentários: